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Qual melhor forma de apresentar seus produtos ?

  • Foto do escritor: Marketing Design
    Marketing Design
  • 6 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Embora muitos vendedores já estejam na área de vendas há muitos anos sempre tem algum produto que fica no estoque, e por diversas vezes não sabemos o porque. As vezes uma simples jogada estratégica de apresentação de produto pode mudar todo a estatística final, aqui vai algumas dicas para resolver o problema das vendas.


Referencia da imagem: https://www.freepik.com/


Reorganização das gôndolas.

 

Supermercados, perfumarias, farmácias e afins sempre tem uma organização bastante similar: produtos dispostos em filas ou torres. Porém, não serve somente para demonstrar boa organização e estética.

 

A localização juntamente com a forma como os produtos são apresentados afetam diretamente nas vendas. Isso porque existem pontos mais chamativos para o consumidor.


Por causa disso existe até uma área do marketing voltada justamente para trabalhar as melhores estratégias de posição de produtos no ponto de venda chamada de “gestão de merchandising".


 Referencia da imagem: https://www.freepik.com/



Merchandising

 

Merchandising é um dos trabalhos do marketing que tem por objetivo proporcionar a melhor apresentação dos produtos na exposição de venda, proporcionando a criar impulsos de compra na mente do consumidor.

 

Essa estratégia é norteada por 4 diretrizes principais:

  • Produto - o centro de toda a estratégia;

  • Lugar - onde o produto será apresentado;

  • Momento - quando o produto será oferecido. É preciso estar atento a temporadas e sazonalidade, por exemplo;

  • Quantidade - quanto do produto será exposto? Ausência gera demanda, mas também pode gera sensação de falta de opção. É preciso equilibrar.

  • Preço - por quanto o produto será vendido, é preciso ter um preço competitivo, criar descontos e promoções;

 

O Merchandising engloba também a negociações entre marcas e lojistas para saber quem fica com os pontos mais nobres das gôndola. Esses pontos são definidos pelos níveis de altura das prateleiras em relação a altura dos olhos e alcance das mãos dos consumidores.

 


 Referencia da imagem: https://www.freepik.com/


Níveis das gôndolas


As gôndolas dos pontos de venda estão dividas em cinco níveis principais e são eles:

 

- Acima da cabeça

Esse nível fica acima da linha de visão e alcance das mãos dos consumidores. Então não é uma área de destaque. Neste nível geralmente são colocados os produtos de menor interesse .

 

- Altura dos olhos

Esse nível fica exatamente na linha de visão do consumidor. Então é considerado uma área de foco. Neste nível os lojistas costumam colocar os produtos com maior margem de lucro e preço mais caro das marcas que querem ocupar esse espaço.

 

- Linha da cintura

Este nível não está tão a altura dos olhos, mas está bastante ao alcance das mãos, então também é uma área de grande interesse. Nesta área os lojistas costumam colocar os produtos de maior procura.

 

- Abaixo da cintura:

O nível abaixo da cintura é quase como o “Acima da cabeça”, está fora do campo de visão e das mãos. Nesta área os lojistas costumam colocar os produtos mais baratos, mas que tem grande procura, por serem produtos de “necessários”.

 

- Chão

O nível do chão é mais funcional. Nele são colocados os produtos mais pesados por questões físicas.




Com dicas como essas podemos ser mais versáteis, acompanhem o blog para mais dicas e novidades!



 
 
 

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